Informações ao participante

Avaliação da adesão e efetividade de duas versões da intervenção virtual Bebermenos: com ou sem sessões de intervenção complementar online com um profissional. 

Caro participante, 

Agradecemos seu interesse em participar deste estudo. Por favor, leia todas as informações cuidadosamente.  

Objetivos do estudo  

O objetivo deste estudo é comparar duas versões da intervenção virtual “Bebermenos”: com ou sem sessões de intervenção complementar, online, conduzidas por um profissional de saúde, em relação à adesão ao programa e à sua efetividade na redução de problemas associados ao uso de álcool. O modelo de “intervenção de 6 semanas” baseia-se em intervenções breves e motivacionais largamente utilizados com usuários de álcool que foram originalmente desenvolvidas na Holanda. Sua participação neste estudo irá contribuir para nossa avaliação tanto da adesão quanto da efetividade do programa Bebermenos.  

Sua participação neste estudo 

Você pode participar deste estudo se possuir idades entre 18 a 75 anos e ser residente no Brasil, Índia, México ou Bielorrússia (que são os países participantes). Além disso, é necessário que você acesse a internet pelo menos uma vez por semana, além de ser alfabetizado e não consumir drogas ilícitas ou sedativos durante o último mês. Também é importante que atualmente você não esteja em tratamento em relação ao seu uso de álcool. Com base em pesquisas de outros estudos, não existem riscos significativos à saúde na participação deste estudo. Entretanto, caso você apresente uma síndrome de abstinência ou algum outro sintoma físico ou emocional, nós recomendamos que você procure um profissional da saúde imediatamente. Além disso, uma lista de instituições e locais que tratam usuários de álcool pode ser encontrada no site. As informações sobre adesão e efetividade deste estudo serão publicadas no portal da Organização Mundial da Saúde após a conclusão do estudo.  

Importante: sua participação neste estudo é gratuita e anônima. 

 Voluntariado  

Sua participação neste estudo é voluntária, sendo que você pode se retirar da pesquisa a qualquer momento e sem justificativa prévia.  

Sigilo/ privacidade dos dados 

Será necessário um e-mail valido e um número de telefone para entrarmos em contato com os participantes após 6 meses do estudo, como forma de avaliarmos o seguimento do tratamento. Caso seja realizado por contato telefônico, o contato será realizado por números que não estejam associados a nenhuma Instituição ou Agências ligadas a prevenção do uso de álcool (Organizações Governamentais ou Não Governamentais) e nada será mencionado no contato telefônico sobre uso de álcool até confirmarmos que você é o participante do estudo. Os dados serão analisados e processados de forma totalmente anônima.  

Por favor, leia também nossa política de privacidade para o Bebermenos

Contatos 

Em qualquer etapa do estudo você poderá entrar em contato com os profissionais responsáveis pela pesquisa para esclarecimento de eventuais dúvidas. A principal investigadora é a Profa. Dra. Maria Lucia Oliveira de Souza Formigoni, que pode ser localizada na Unidade de Dependência de Drogas (UDED), Rua Embaú, 54 – Vila Clementino – São Paulo, SP – 04039-060 / Telefone (11) 5549-2500.  

Se você ainda tiver alguma consideração ou dúvida sobre a ética de pesquisa (nossos procedimentos adotados), entre em contato com Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UNIFESP – Rua Botucatu, 572 – 1º andar – cj 14, 5571-1062, FAX: 5539-7162 – E-mail: cepunifesp@unifesp.br. Você também pode fazer o download deste documento em formato PDF caso queira imprimi-lo.